domingo, 14 de setembro de 2014

Acessórios instalados numa V-Strom para viagens


Não importa o modelo/tipo de moto que utilizamos, conforme o uso principal que damos para nossa motocicleta, alguns acessórios são importantes para a segurança e conforto. Se o motociclista usa a moto apenas para se deslocar nas cidades e/ou ir para o trabalho, para curtos passeios de finais de semana ou para longas viagens, existe uma gama de acessórios apropriados. 
Resido em Londres, trabalho em casa e nos meus deslocamentos na cidade, uso apenas bicicleta e transporte público. Raramente uso carros. Moto só uso para viajar. Além de passeios bate-volta, gosto de realizar viagens curtas e longas. 


Com a experiência que vivenciei viajando entre os extremos das Américas (São Paulo - Ushuaia - Alaska - Toronto - Miami), montado numa Suzuki V-Strom 650, percebi que alguns acessórios são fundamentais. Dessa vez, na viagem que chamarei de "Jornada Europa", utilizarei o mesmo modelo, mas uma versão diferenciada que foi comercializada nos EUA e Europa, chamada V-Strom Xpedition.
É a mesma moto que conhecemos no Brasil, com o diferencial de vir com ABS e alguns acessórios de fábrica (malas laterais de alumínio, protetor de motor e cárter, parabrisa maior e um cavalete central). Além disso, apenas para efeito de curiosidade, as únicas motos da Suzuki montadas em Manaus, são as comercializadas no Brasil, no restante do mundo, as motos da Suzuki vendidas são montadas no Japão. 
Fora os acessórios que já vieram na moto (citados acima), ainda instalei: 
  • Mala traseira de alumínio; 
  • Para as malas de alumínio (3), comprei as malas internas (innerbags), porque conforme o dia, durante a viagem, não preciso retirar da moto as malas de alumínio, apenas as internas; 
  • Nas duas malas laterais de alumínio, comprei ainda "alças", para facilitar ao carregá-las quando necessário; 
  • Troquei o protetor de manopla original da Suzuki, por um outro da Acerbis que tem luz Led, fazendo o papel de luzes adicionais. Os Faróis da V-Strom são excelentes, mas, em dias chuvosos e a noite, as luzes adicionais nos deixam mais visíveis, para efeito de segurança na estrada. Vide aqui matéria a respeito desse acessório (abrirá em nova janela); 
  • Coloquei uma grade protetora no radiador (o radiador da V-Strom é grande e fica num local onde pedras e pedregulhos batem com facilidade); 
  • Para lidar com o frio, instalei um aquecedor de manoplas da Oxford; 
  • Base ampliada no descanso da moto, isso ajuda quando a paramos na terra ou grama; 
  • Coloquei um suporte estabilizador aqui chamado de "Fork Brace" (chave de garfo). Esse acessório serve para deixar a "frente da V-Strom" mais estável/firme em altas velocidades. Quem já pilotou essa moto entende ao que me refiro; 
  • Na parte traseira das malas de alumínio, coloquei adesivos reflexivos, ao rodar a noite isso é muito importante; 
  • Instalei ainda uma capa e mala de tanque da fabricante francesa Bagster (muito usual aqui em Londres), sensacional a qualidade desses produtos; 
  • Coloquei também um protetor de acrílico nos faróis, afim de evitar que possíveis pedregulhos quebrem o mesmo. Já usei de metal, mas dessa vez, optei por acrílico. 


Embarque no Ferry Boat na travessia do Canal da Mancha, de Dover/Inglaterra para Calais/França,
em recente passeio realizado por Policarpo Jr. Detalhes nas setas amarelas, da capa de tanque e
mala da fabricante francesa Bagster.

 
Chave de garfo para deixar a "frente" da V-Strom mais firme/estável em altas velocidades.

Para bagagem, utilizarei além das 3 malas de alumínio, uma de tanque, onde coloco minha câmera fotográfica e outras coisas de uso no dia a dia, duas laterais (panniers) de tanque, que serve para colocar mais coisas de uso diário e uma da Givi de 80 litros. Acho um exagero o tamanho dessa ultima mala visto que já uso as outras de alumínio, mas, como já a tenho, provavelmente irei levar. Nela, por exemplo, colocarei roupas, inclusive barraca e colchão de camping, em todas as viagens longas que faço, sempre levo isso, já usei algumas vezes e dessa vez, na Jornada Europa, pretendo acampar mais.  


Protetor de manopla da Acerbis com luz Led. Muito bom para uso a noite, além de iluminar bem mais
na estrada, ficamos mais visíveis para os demais veículos. 
A moto está com pneus Michelin Anakee 3, mas durante a Jornada Europa, utilizarei Metzeler Tourance. 
Estou levando também dois pequenos galões com capacidade de dois litros de combustível reserva cada, em surportes de alumínio apropriados que instalei nas malas laterais. Leia aqui matéria a respeito de produtos para se levar gasolina reserva na moto (abrirá em nova janela). 
Para manter segura uma mala do tipo "Dry Bag" que levarei no banco da garupa, comprei uma corrente chamada "pacsafe", a qual é um emaranhado de fios de aço que envolvem a mala e é preso com um cadeado. Dessa forma dificulta-se o roubo, quando deixamos a moto parada em algum lugar.  


GPS Garmin Zumo 390LM com suporte da Touratech com chave

Na viagem que empreendi pelas Américas, usei um GPS da marca Orange (cuidado!), o qual pifou nas primeiras semanas da viagem, ai realizei a jornada utilizando apenas mapas impressos. Dessa vez aqui na Europa, utilizarei o modelo de GPS Garmin Zumo 390LM, utilizando um suporte com chave que o instalei acima do painel da moto. Optei por esse suporte, porque gosto do GPS acima do painel (não preciso abaixar a cabeça para vê-lo), é confiável no sentido que o GPS fica firme mesmo em situações que a moto trepida mais e pela segurança de poder parar num posto de abastecimento e outros locais que ficarei por poucos minutos, sem ter que me preocupar em retirar o GPS.  


Pensei em instalar um produto que faz automaticamente a lubrificação da corrente, é bastante usado aqui na Europa. Mas, por enquanto, estou mantendo o velho hábito de lubrificar utilizando spray, a moto tem cavalete, o que ajuda nisso.  Mas, antes da partida para uma viagem mais longa pela Europa, por comodidade, pode ser que instale o produto.  
Conto com sua companhia virtual por aqui no RockRiders.com.br, não só acompanhando diários e relatos de viagens minhas e de outros motociclistas que publicamos, quanto nas matérias em geral. Um forte abraço e bons ventos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário