sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Honda NM4 Vultus: a moto japonesa do futuro

Design totalmente diferenciado e futurista... 
Nos últimos meses a Honda esteve exclusivamente focada em lançar no mercado motos essencialmente tradicionais, como as NC, as CB500, entre outros modelos, o Salão de Osaka serviu para o maior fabricante mundial soltar a "rédea" dos seus designers e dar ao mundo do motociclismo novas emoções e ideias.


O resultado desse trabalho de criação é a nova NM4 Vultus (sendo “Vultus” a palavra em latim para face), uma moto conceito já praticamente em formato de produção. 
Baseando-se na cultura japonesa ligada à animação conhecida como “Japanimation”, a NM4 Vultus foi desenvolvida por uma equipe de engenheiros com uma média de idades entre os 20 e os 30 anos.

Vultus

Falando da sua mecânica, a NM4 Vultus aproveita a base de sucesso que a Honda já aplica às NC750 e Integra, incluindo o motor bicilíndrico de 745 cc e a sua suave transmissão DCT, com dupla embreagem. No entanto, enquanto nas NC o sistema DCT é opcional, na Vultus será incluído como equipamento de série.
Mas mais do que a mecânica no interior desta moto, a Honda arriscou, tal como já fez noutras ocasiões – quem é que se recorda da DN-01? – ao nível do design. A marca pediu aos engenheiros que saíssem das atuais linhas mais convencionais, e assim nasceu uma moto com um aspeto muito futurista, quase saído de uma série de desenhos animados japoneses.


De acordo com Keita Mikura, líder do projeto Vultus, “a Honda é uma grande empresa. Produzimos todo tipo de motos. É ótimo às vezes fazer uma nova máquina porque podemos e queremos, não porque é o que deveríamos fazer”.
Entre as novidades que a Honda inclui na NM4 Vultus, destaca-se o assento do passageiro que, quando não está ocupado, serve de encosto para o condutor, podendo ser ajustado em três posições verticais e ainda ajustado na horizontal. 
A complementar o motor, a Honda adiciona uma ciclística que inclui quadro fabricado em aço, forquilha telescópica com bainhas de 43 mm de diâmetro, discos recortados em ambos os eixos e ainda pneu de dimensão 200 na traseira.


O toque futurista da Honda NM4 Vultus continua no painel digital, escondido por detrás de uma carenagem frontal de grandes dimensões, tanto em largura como em altura. O painel muda de cor conforme o modo de funcionamento do DCT selecionado e, no total, o condutor pode personalizar escolhendo 25 colorações individuais, o que permitirá mudar o aspeto do painel praticamente todos os dias. A moto pesa 245kg com tanque cheio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário