terça-feira, 19 de agosto de 2014

Comentários sobre a nova Suzuki V-Strom 1000 2014

Ainda não lançada no Brasil, mas está chegando... 
A nova Suzuki V-Strom 1000 ainda não chegou no Brasil, mas está chegando. A previsão é que inicie as vendas no país a partir do segundo semestre desse ano. Na Europa, Estados Unidos e em outros países desenvolvidos as vendas iniciaram em janeiro/14. Várias revistas e sites especializados no exterior já realizaram testes com a nova máquina aventureira da Suzuki. 

V-Strom

Caso você ainda não tenha notado, os modelos de motos de viagens de aventura vêm crescendo vetiginosamente no mundo, não somente no aspecto da motorização, mas na quantidade de modelos disponíveis das mais variadas marcas. Isso é natural, visto que motos desse tipo são sem dúvida as mais apropriadas para se viajar, independentemente de onde. 
Esse "acordar" do mercado das fabricantes de motocicletas é uma novidade, já que até poucos anos, os modelos custom reinavam em absoluto no segmento de motos para viagens, liderados pela Harley-Davidson. Não que no segmento custom não surjam mais novidades, pelo contrário, também segue forte. 
Um dos lançamentos mais esperados de 2014, é a Suzuki V-Strom 1000 que foi totalmente remodelada, bem mais que a sua irmã menor, a de 650cc. 


As motos concorrentes na categoria de 1000cc ou mais da nova V-Strom, são cheias de tecnologia e muitas delas bem preparadas para o público que curte off-road. Porém, a Suzuki optou em fazer grandes modificações em seu modelo da categoria de aventura, mas, focada no público que sabe que dá mais importância ao usar mais a moto em estradas asfaltadas. 
Em recente pesquisa que foi veiculada por um jornal inglês, onde mais de 600 motociclistas participaram, propretários de modelos como KTM 1190, BMW R 1200 GS e GSA, Triumph Tiger, Kawasaki Versys e outras, 92% foram claros em afirmarem: "em 99% do tempo uso minha moto no asfalto". 


Sendo assim, fica mais fácil compreender o porque da nova V-Strom 1000 continuar no segmento de touring de aventura focada no asfalto. Seu motor baseia-se essencialmente no mesmo DOHC 996cc V-twin do antigo modelo, mas com várias mudanças técnicas, como alternador mais potente e nova embreagem. Agora sua capacidade é de 1037cc. A moto vem também com ABS de fábrica, mas sem possibilidade de desligá-lo facilmente. 
Assim como sua irmã menor, a capacidade do tanque de combustível foi reduzida, agora para 20 litros, mas, segundo a Suzuki, a moto é mais econômica que a antecessora. 
Sua estrutura de alumínio é 13% mais leve, o garfo invertido é totalmente ajustável com 6,3 polegadas de curso e tem ainda um controle de tração. A posição do assento é alta, mas mais baixa que a maioria das concorrentes. A moto tem um pouco mais de torque em baixa rotação que o modelo antecessor. 


A potência de frenagem é impressionante, graças aos quatro pistões monobloco da Tokico na frente e o excelente sistema de ABS. No novo painel de instrumentos se destaca a tomada de 12V de fábrica. 
A confiabilidade da mecânica da V-Strom, segundo a Suzuki, continua a mesma. Em altas velocidades, dentre outras mudanças, graças também ao guidon mais pesado, a moto fica mais firme e estável. No design as modificações são muitas, facilmente perceptíveis vendo as fotos. 
Sem dúvida que para a minoria que busca uma moto versátil para uso no off-road, a nova V-Strom 1000 não é o modelo mais apropriado, Mas, para a maioria que busca uma moto confiável, confortável e que entregará bons momentos de prazer em longas viagens no asfalto, ela cumpre muito bem esse papel. 


Nos Estados Unidos e Europa, o modelo V-Strom 1000 custa aproximadamente 30% mais barato que o modelo BMW R 1200 GS, mesma política de preço da Kawasaki Versys 1000. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário