sábado, 16 de agosto de 2014

Comentários sobre a BMW R 1200 GS Adventure 2014

Por um motociclista inglês que escreve para sites e revistas... 
Abaixo seguem comentários feitos pelo motociclista inglês Roland Brown, que testa e escreve para sites e revistas especializadas na Inglaterra, sobre a nova BMW R 1200 GS Adventure 2014, que além do motor com refrigeração líquida, teve o chassis melhorado, amortecedor extra que minimiza as vibrações, dentre outros upgrades. 



Atuação - Performance

Com as atualizações do modelo 2014 da GS Adventure 1170cc, além do motor boxer com refrigeração líquida do modelo de 2013, o guidão agora pesa mais (950 gramas), a moto vem também com um amortecedor extra, a deixando com vibração menor. A potência continua a mesma, de 125HP a 7500RPM. 
A GS Adventure vem como padrão com o sistema ASC (Automatica Stability Control) de tração, com três modos de pilotagem, a resposta do acelerador é mais endurecida e suavizada conforme a necessidade. O motor é excelente e a entrega de força mais forte. 


Ciclística

Não tem com disfarçar o porte avantajado da GS 1200 Adventure, mas o modelo é surpreendentemente bom de pilotar, até esquecemos do seu peso. Só no tanque, temos a capacidade de 30 litros de combustível, mas agora o tanque é todo feito em alumínio, mais leve que o de plástico utilizado nos modelos antecessores que tinham capacidade de tanque de 33 litros. 
Devido a sua altura, peso, suspensão, motor e tecnologia, em longas viagens no asfalto a moto é muito estável e confortável. No off-road, acionando o modo Enduro suaviza a suspensão, o ABS e mexe no controle de tração para se adequar ao terreno. 


Que me desculpem os fãs do modelo, embora a moto se comporte bem, sou daqueles das antigas que continuam preferindo motos menores, consequentemente mais leves, para off-road. A questão é que o público consumidor desse modelo, chama de off-road, andar na terra lisa ou com algumas pedrinhas rumo a Marrocos, por exemplo. Já outros, como eu, considera off-road, andar por entre as trilhas das montanhas do norte da Escócia. São off-roads diferentes! 
Os freios brembos são apoiados por ABS eficientes. Os pneus Michelin Anakee III funcionam bem na estrada. 


Valor

Na Inglaterra a BMW GS 1200 Adventure zero quilômetro custa 15.350 libras, em torno de R$ 58.300. É uma moto cara, mas um excelente valor para aqueles que a irão usar em sua totalidade de benefícios. Feita para aqueles que pretendem empreender longas distâncias em viagens pelo mundo. Mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria dos seus compradores, os quais acabam a utilizando em passeios curtos de finais de semana, ai, me desculpem novamente, é um brinquedo bem caro! 
Nesse caso, vale mais a pena comprar a irmã GS 1200, que sai mais barata e ainda dá para investir em vários acessórios que normalmente são colocados nesse tipo de máquina. 


Manutenção 

Infelizmente as peças de reposição da BMW Motorrad não são baratas (na Inglaterra essa realidade é como no Brasil), porém, no que tange ao motor boxer, o mesmo tem fama de ser duradouro e robusto. 
A moto se usada de forma convencional (no asfalto), não há razões para se preocupar com os custos de manutenção. Faz 60/70 quilômetros por galão (3,8 litros), os intervalos de manutenção são básicos (a cada 10.000km). Mas, se der o azar de quebrar alguma peça, prepare o bolso, porque os alemães são exigentes nos preços e não dão descontos! 


Aspectos práticos & Design

A moto é toda feita para longas viagens em terrenos variados, principalmente para aqueles que tem força para lidar com o seu tamanho e peso no off-road. Há algumas melhorias úteis em relação ao modelo anterior. Com o tanque menor (30 litros agora contra 33 do modelo anterior), a BMW aproveitou o espaço e fez um compartimento com chave para guardar pequenas coisas. 
Novas cores e adesivos dão um ar mais moderno para o modelo. A moto tem um ar áspero, bruto, com seu motor boxer, pneus robustos, protetores e olhar assimétrico. Dificilmente poderia ser considera uma "moto bonita", mas é sem dúvida imponente. E com malas laterais e mais vários outros acessórios utilizados por motociclistas de viagem, fica ainda mais robusta. Não é a tôa que modelos de aventura de outras marcas, vem cada vez mais, se aproximando do design da linha das BMW GS 1200. 


Acessórios 

Aqui é um dos pontos fortes da GS 1200, e provavelmente, de onde vem a força de marketing responsável pela fama mundial dessa moto. Existem uma infinidade de acessórios, várias empresas do mundo exploram esse segmento. Interessante que justamente a fabricante, pouco investe em produzir acessórios, deixa a cargo de outras empresas européias e americanas. A parceria rende sucesso. São malas de bagagem, protetores para tudo quanto é peça da moto, risers, faróis auxiliares, escapamentos esportivos, parabrisas, assentos, etc. 
Não é incomum proprietários da GS 1200 investirem de 20 até 30% do valor da moto em acessórios! E eu achando que a moto é cara! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário