segunda-feira, 14 de julho de 2014

Fabricantes oferecem modelos com visuais nostálgicos

Estilo retrô nas motos está na moda... 
No mundo das motos a tradição e história podem ser tão importantes quanto tecnologia, desempenho e aparência. Modelos produzidos no período áureo do surgimento de fabricantes no mundo, a primeira metade do século passado, ainda são inspiração para as produções nos dias atuais. Marcas tem usado o apelo de parecer antiga justamente para evidenciar virtudes como tradição e confiabilidade.
Seguem sete modelos vendidos atualmente, infelizmente maioria sem comercialização no Brasil, com inspiração ou personalidade vinda do passado. 

Norton Commando 961



As inglesas Norton foi fundada em 1898 e depois de atravessar o século XX colhendo sucessos e falências,a marca mudou várias vezes de dono e teve como um de seus destaques os motores rotativos Wanker. Atualmente, possui três modelos em linha, todos com o mesmo motor, além de fabricar bicicletas e acessórios. 
A Commando 961 tem motor dois cilindros em linha lubrificação por carter seco, que oferece potência de 80 cv e toque de 9,18 mkgf.
A Norton chegou a anuncar operações no Brasil há cerca de três anos, mas não se concretizou e até o momento os modelos não são vendidos por aqui. Na Europa, o modelo Commando 961 tem tabela a partir de 16.495 libras, cerca de R$ 62.000.

Triumph Bonneville T100



Outra inglesa com mais de 100 anos de existência, a Triumph atualmente tem uma boa gama de produtos, mas a clássica Bonneville é uma de suas estrelas. 
O modelo com esse nome foi produzido pela primeira vez em 1959, descontinuado em 1983, produzido novamente entre em 1985 e 1988, e, finalmente, retomado em 2001, mais ou menos como está disponível hoje.
Equipada com motor bicilíndrico 885 cm³, que tem potência de 67 cv e torque de 5,1 mkgf, a Bonneville do século XXI tem câmbio de cinco marchas e um rodar que em nada lembra suas anecessoras. 
Com produção no Brasil, em Manaus, a Bonneville tem preço a partir de R$ 29.900.  

Indian Chief Classic



Com chegada no Brasil marcada para 2015, a Indian é a fábrica de motos mais antiga dos Estados Unidos. Fundada em 1901, atualmente a marca pertence à Polaris, fabricante de quadriciclos e UTVs.
A Indian tem em linha atualmente três versões de seu modelo Chief Classic, todos com o mesmo motor. O Thunder Stoke III é um dois cilindros em V com 1.800 cm³, que desenvolve pico de torque de 16,4 mkgf. A Indian, assim como a concorrente principal Harley Davidson, não divulga a potências de seus motores. 
A produção no Brasil, em Manaus, é dada como certa. Mas por enquanto a Indian Chief Classic só tem preço nos Estados Unidos, onde começa em US$ 18.999, equivalentes a R$ 41.500.

Moto Guzzi V7



A italiana Moto Guzzi é uma das mais longevas marcas do mundo, já que nunca deixou de produzir. Em 2004, foi adquirida pela Piaggio, estatal italiana dentetora de marcas como Vespa. 
Quase todos os modelos produzidos têm o apelo vintage, embora a V7 seja a mais estilosa, com visual inspirado nas café racers das décadas de 1050 e 1960. 
O Modelo conta com motor em V de 750 cm³, que desenvolve 50 cv de potência e torque de 5,91 mkgf.
Com componentes de alta tecnologia agregados, a Guzzi V7 tem preço de US$ 10,5 mil no site americano (R$ 23 mil) e 10,2 mil euros (R$ 30.400) no site italiano. O modelo não está disponível no Brasil.

Harley-Davidson Fourty-Eight



Usar o termo retrô para a linha da H-D é quase pleonasmo, já que praticamente todos os modelos da marca tem um visual vintage. 
A Forty-Eight, entretanto, em sua versão atual, tem esse apelo mais acentuado, com tanque estilo "Peanut" (amendoim), usado nos anos 1940, e partes pretas contrastando com os cromados dos escapamentos.
O motor é um 1200 cm³, com torque máximo de 9,8 mkgf. A Fourty-Eight é vendida no Brasil e tem preço a partir de R$ 38 mil.

Yamaha Bolt 



A Yamaha Bolt não é vendida no Brasil pela marca, mas a crescente procura por modelos semelhantes de outras marcas bem que poderia mudar os planos para nosso país.
A versão 2015 do modelo perdeu está  ficou com mais apelo retrô, perdendo um pouco dos detalhes cromados. O tanque, também com design de época, recebeu faixas esportivas com o nome do modelo.
O motor é o da Midnigth Star, vendida no Brasil. O V-twin 942 cm³ que rende 53,6 cv de potência e 7,83 mkgf de torque.
A Bolt tem preço sugerido de US$ 7.900, cerca de R$ 17,3 mil, mas a Midnight Star, da qual ela é derivada, é vendida no país por R$ 33.290.

Honda VT 1300 Fury



A representante da Honda também não é vendida no Brasil. A Fury é uma chopper do século 21, lançada pela Honda em 2009.
O ângulo de cáster de 32 graus, devido às bengalas alongadas, é tão responsável pelo ar retrô quanto a construção do chassi tubular que abriga o motor de 1312 cm³ e o estiloso tanque de gasolina em formato de cometa.
Com refrigeração líquida, o propulsor da Fury tem potência de 74 cv e torque de 12,54 mkgf. O modelo com visual retrô da Honda tem tabela a partir de US$ 13.390, cerca de R$ 29,8 mil.

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